EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Produções

Total de 24 produções
As crianças do povo Huni Kuĩ que vivem na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, no Acre, mostram como é a vida na aldeia: brincadeiras, pescaria, festa, histórias… Os nove pequenos vídeos fazem parte do projeto Tecendo Saberes com patrocínio do Programa Petrobras Cultural.
Direção: Mari Corrêa
Yariato e Dadyma filmam seus filhos em uma aldeia yudjá, na Terra Indígena Xingu. Um olhar compartilhado conosco de um momento da vida doméstica que pode nos demonstrar que existe futuro possível sendo indígena no Brasil, desde que suas terras não sejam queimadas, pilhadas e invadidas.
Direção: Yariato Juruna e Dadiwa Juruna
A Terra Indígena Araribóia, uma das mais ameaçadas da Amazônia, é o território do povo Guajajara e também de um grupo de indígenas isolados, os Awá Guajá. A floresta está sendo rapidamente destruída, e um grupo de Guajajara, conhecido como “guardiões da floresta” monitora o território para tentar conter as invasões dos madeireiros. Os Awá Guajá isolados estão com os dias contados se a destruição continuar. O filme mostra o que está em jogo ali e as primeiras imagens de um grupo de Awá Guajá captadas pelos realizadores guajajara do coletivo Mídia Índia.
Direção: Flay Guajajara, Edivan dos Santos Guajajara e Erisvan Bone Guajajara
Yarang Mamin é um retrato do dia a dia das mulheres do povo Ikpeng que coletam sementes nativas no Território Indígena do Xingu (MT). As coletoras criaram o Movimento das Mulheres Yarang que faz parte da Rede de Sementes do Xingu. Ao longo de uma década, as Yarang coletaram sementes florestais que possibilitaram o plantio de cerca de 1 milhão de árvores nas bacias do Rio Xingu e Araguaia. Um respiro em meio à devastação que corrói o que resta de floresta.
Direção: Kamatxi Ykpeng
Muito quente! As piracemas não vêm na época certa e as pimenteiras acabam morrendo com tanta quentura. “É um tempo muito diferente, que nem os espíritos estão conseguindo entender”. De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas da Amazônia nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos ao mesmo tempo em que observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida.
Direção: Mari Corrêa
Txana Mashã está aprendendo a usar o poder da medicina da floresta e do nixi pae para se tornar um yuxiã, o pajé-espírito mediador entre os humanos e os seres encantados. Com seu yuxinbiti (câmera) Nawa Siã e Siã Inubake acompanham Txana Mashã na sua prática de dawaya (conhecedor de medicina) e agente de saúde. “O nixi pae (ayahuasca) é que me dá o poder de curar as pessoas. Ele é medicina e o verdadeiro pajé.”
Direção: Nawa Siã e Siã Inubake

Newsletter

Cadastre agora em nossa newsletter e receba nossas notícias e novidades.

© Instituto Catitu 2024 – Todos os direitos reservados